Sistema FIEB elogia Vane pelo apoio ao empreendedorismo
Diretores do Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) elogiaram a inclusão de Itabuna entre os municípios finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor na Bahia promovido pelo Sebrae. Em documento enviado ao prefeito Claudevane Leite, a FIEB elogia a ideia da criação do Balcão Empreendedor Itinerante que, em pouco mais de três anos da atual gestão, aumentou de cerca de mil para mais de seis mil o número de microempreendedores individuais formalizados no município.
É justamente esta iniciativa que levou o município e o prefeito Claudevane Leite à final da competição do Sebrae, na categoria Desburocratização. “Muito nos honra saber que a Bahia se destaca no cenário nacional, a partir de uma política sustentável, capaz de promover o desenvolvimento não só do nosso Estado, mas servir de modelo para que novos empreendedores se espelhem em um modelo que vem dando certo”, afirma Rômulo Garcia Machado, Chefe de Gabinete da Presidência do Sistema FIEB, que representa o segmento industrial baiano.
Além da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, o Sistema FIEB é integrado pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Um dos primeiros municípios da Bahia a implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Itabuna tem obtido importantes avanços no apoio e estímulo ao empreendedorismo. Logo no início da atual administração, além de criar a “Sala do Empreendedor”, no Centro Administrativo Firmino Alves, o município nomeou agente de desenvolvimento.
Também criou um Comitê Gestor, formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com quem são debatidas políticas públicas para o fomento ao pequeno negócio local.
“A proposta do ‘case’ que credenciou Itabuna a disputar a final estadual do Prêmio Sebrae partiu do próprio prefeito Claudevane Leite”, afirma o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins. Além de manter o espaço fixo da “Sala do Empreendedor”, no Centro Administrativo Firmino Alves, Vane determinou que técnicos da SICTUR passassem a realizar visitas aos bairros com intensa movimentação comercial, mas com a maior parte dos empreendedores ainda vivendo na informalidade. “Nestes locais passamos a oferecer apoio técnico, a prestar esclarecimentos e a estimular a formalização”, revela José Humberto.
O resultado desse trabalho foi surpreendente. Quando Vane assumiu a Prefeitura de Itabuna, o município tinha apenas 999 microempreendedores individuais registrados. Em 2013, no primeiro ano do mandato, subiu para 3.555. No ano seguinte, saltou para 5.101 MEIs e, em 2015, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos. Na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, Itabuna tornou-se a Capital do Empreendedorismo, com o maior número de formalizações, bem acima da média estadual.
O objetivo principal do prêmio “Prefeito Empreendedor” é valorizar as práticas que, de fato, geram benefícios para os pequenos negócios locais. “É inquestionável o vínculo do desenvolvimento municipal com políticas de apoio as MPEs. Ter Itabuna como finalista de iniciativas de criação de ambiente favorável às micro e pequenas empresas traz perspectivas estimulantes a atuação do Sebrae, que tem como missão fortalecer e desenvolver os Pequenos Negócios” comemora Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae.
“Esse é um sinal positivo de que é possível avançarmos no fortalecimento e desenvolvimento dos Pequenos Negócios mesmo diante dos momentos de desafio que vivemos atualmente”, acrescenta.
A 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Governo Federal. A data do anúncio do vencedor ainda não foi definida pela organização.